top of page

SOLO LEVELING, O PRIMEIRO TESTAMENTO DAS WEBTOONS

  • Foto do escritor: Homem de Ferro Falido
    Homem de Ferro Falido
  • 30 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Novel coreana, adaptada para webtoon em 2018, que fez sucesso mundial.



Sung Jin-Woo, protagonista da obra.

Solo Leveling, uma obra coreana que apresenta uma história simples, em que, o protagonista, Sung Jin-Woo está em um mundo cheio de pessoas superpoderosas, Rankers, que derrotam monstros e coletam minerais preciosos que estão em portais, os quais aparecem no meio do mundo que conhecemos.


Portal de Dungeon

Entretanto, o protagonista não nasce superpoderoso, mas sim está na categoria mais baixa da nova classe social superior, um Rank F, e se aventura em situações perigosas para sustentar os estudos de sua irmã, e pagar as contas hospitalares de sua mãe, acometida por uma doença que a deixa em coma.


O manhwa (uma espécie de mangá coreano), lançado na Internet, é derivado da novel (um livro com algumas ilustrações), lançada entre 2015 a 2018. Ademais, a adaptação da novela veio, mesmo ano de encerramento da história do material original, 2018, na Coreia do Sul. O mundo de Sung Jin-Woo ganhou cores, e um visual pelo Dubu (Redice Studio). A ilustração feita na obra é ponto para se destacar, foi evoluindo junto com a história até ter uma arte e um identidade própria que foi desenvolvida durante anos que a obra foi adaptada.


Na comunidade brasileira, os primeiros capítulo da obra, chegaram no território tupiniquim, em meados de 2019, traduzido para português do brasil, pela Neox Scan (site da equipe que adaptou para língua lusitana e, consequentemente trouxe ao conhecimento dos brasileiros). Esta equipe adaptou a obra até seu último capítulo, e a comunidade gerada pelo sucesso da adaptação, fãs fiéis gerando engajamento e criando memes, como Solém (uma versão de Amém), Solo-feira (se refere ao dia de lançamento), etc.



Não somente, a tradução deste competentíssimo grupo, criou diversos bordões para a obra, sendo o mais famoso o “ERGA-SE”.


O sucesso foi tão grande que a editora NewPOP, resolveu trazer a obra oficialmente ao território brasileiro lançando bimestralmente, a partir do ano 2020. Esta adaptação, manteve a frase mais impactante da obra, “ERGA-SE”, praticamente homenageando quem fez o alicerce do sucesso da história Sun Jin-Woo no Brasil.


No final de 2021, a versão digital da obra chegou ao fim, com o final da jornada de nosso querido protagonista, Sung Jin-Woo ganhou o título de divindade para os fãs de sua história, Solém.


Por fim, vou deixar minha experiência sobre a jornada de Sung Jin-Woo. Meu apego a essa obra está intrínseco com o início da minha jornada no mundo das obras asiáticas (mangas japoneses e seus semelhantes coreanos e chineses). Foi minha primeira obra acompanhando semanalmente, e minha primeira experiência de esperar diariamente nos primeiros meses, e depois esperar toda semana para a Solo-feira. Adoro essa obra, gosto da jornada do protagonista em crescer para lutar contra inimigos mais fortes, e as consequências por ficar mais forte geram para sua vida.


Dado o exposto, em minha visão é recomendadíssimo a leitura desta obra maravilhosa, que me proporcionou diversas semanas de apreensão sobre o que vai acontecer, alegrias para quando as coisas dão certo, e no fim, tristeza na despedida de uma incrível companhia nos momentos de ociosidade, tédio e ansiedade.



Nota: 9/10 Marmeladas

Commenti


© 2023 por Design para Vida.

Criado orgulhosamente com Wix.com

Obrigado por enviar!

bottom of page