Matrix Resurrections: Complexo e ousado!
- Leona Aposentada
- 4 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
Depois de 20 anos Matrix está de volta, trazendo novos questionamentos, críticas, ideias, algumas respostas e novas perguntas. Isso tudo de uma forma bem ousada e um pouco complexa!

Nessas últimas semanas tivemos o grande lançamento de Homem Aranha: Sem volta para casa, onde o intuito do filme é confortar os fãs dando para eles o que eles querem. Já Matrix (na minha opinião) faz o caminho inverso, o filme passa a ideia ao telespectador de desconforto, deixar o fã "fora da casinha", ou seja, fazer com que ele tenha varias teorias na qual provavelmente ele não tinha antes.
Primeiro uma coisa tem que ficar clara, se você não assistiu a trilogia de Matrix, a chance de você entender este filme é bem pequena, então se este filme despertar seu interesse assista a trilogia antes. Bom, falar deste filme sem dar spoiler e ter uma analise profunda vai ser bem difícil mas vamos lá, este filme é uma continuação direta da trilogia dos anos 2000, logo no começo podemos ver que Neo não está morto (isso claramente não é um spoiler) e o primeiro arco do filme é justamente este mistério do porque ele esta vivo, não só isso como ele não se lembra de nada, ou seja, porque ele voltou a vida? E qual é o motivo para isto acontecer?
Lana Wachowski, desta vez sem a sua irmã Lilly, focou em críticas e enredo no novo filme, o que faz ele ser bem ousado, porém complexo. Acho que o principal ponto positivo do filme são as críticas que o filme proporciona e nem sempre fáceis de identificar, nisso Matrix foi excelente pois a todo tempo os personagens mandam umas indiretas para atitudes que tomamos no dia a dia, usando indiretamente as redes sociais e teorias feitas por fãs, o quão a sociedade evoluiu mas ainda sim está completamente manipulada por maquinas e algoritmos, o tempo todo vemos isto e de certa forma serve pra incomodar o telespectador, no qual é fantástico.
O filme brinca o tempo todo com a nossa mente sobre ser ou não ser um reboot, ou se tudo mudou de uma forma que nós (telespectador) não enxergamos isto, e ao mesmo tempo pode ter ocorrido os dois, basicamente as críticas funcionam como perguntas que cabe a você saber se terá respostas e claro, que a sociedade mudou, mas e a Matrix? A Matrix mudou, se adaptou, ou continuou a mesma? Perguntas que ficam em aberto para o telespectador refletir, mas vale ressaltar que não é um quebra cabeça mega complexo igual o primeiro filme!
Em relação ao enredo, ele é descente e funciona mas não é fantástico e nem espetacular, pois ele explica tudo o que aconteceu de uma forma simples e até fácil de entender e a história por trás de Neo e Trinity estarem vivos é bem justificada, o problema é que a explicação é meio rápida tanto na história dos personagens e o que ocorreu com as maquinas durante todo esse tempo que não tivemos nenhuma sequencia de Matrix no cinema. Tudo é bem contado, mas muito fácil de entender e com poucas teorias para se criar (justamente o que os fãs mais gostam), claro temos que entender que o primeiro filme de Matrix é algo praticamente impossível de superar, mas deixou aquela saudade de ver aquelas teorias filosóficas como o mito da caverna de Platão onde deixa o telespectador curioso e agoniado. Enfim, temos Matrix Ressurrections com uma história bem contada mas praticamente sem nenhuma grande surpresa, - agora vocês entendem o porque de ser ousado e complexo? - ou seja, um fã mas exigente pode não gostar do filme, tendo em vista que o foco dele são as críticas que são bem elaboradas (como disse, o ponto forte do filme) mas a essência de teorias e um enredo complexo e interpretativo não ocorre nesse filme.
Outra coisa que também não tem como principal foco neste filme são as cenas de ação, claro vão ter cenas de ação e elas são boas mas, nada demais, tendo em conta que ação nesse filme funciona de uma maneira mais nostálgica e menos inovadora, referenciando cenas dos antigos filmes e acrescentando algumas coisinhas novas. Um ponto positivo no filme, principalmente em cenas de ação foi a da nova personagem ''Bugs" interpretada por Jessica Henwick, pra mim foi uma das melhores surpresas do filme.
Matrix Ressurrections é ousado pois apresenta mudanças bem grandes em sua continuação, mas para compreender estas mudanças e gostar do filme o telespectador "deve" ter a mente aberta e esquecer que a trilogia antiga já passou e que nossa sociedade na vida real evoluiu, (afinal se passaram mais de 20 anos) portanto os nossos problemas também evoluíram pois são diferentes e o filme vai abordar essas mudanças na nossa sociedade. Se vale a pena assistir? Vale, mas este filme não é igual aos três primeiros da franquia, isso não quer dizer que ele é ruim mas que é diferente.
Por fim em minha opinião a diretora Lana soube brincar bastante com as críticas e isso ocorre o tempo todo no filme, inclusive na última cena que é meio bizarra e clichê mas como eu disse no começo, o intuito deste filme é deixar o telespectador "fora da casinha" e pra saber se você vai gostar ou não... Só assistindo e tendo suas próprias conclusões! 😜

Comentarios